Cipatex® desenvolve revestimento 100% vegano para móveis e decoração

Nova linha pode ser usada em ambientes residenciais e corporativos 

A Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, anuncia o lançamento da nova linha de laminados veganos “Facto Vegan”. Mesmo com o toque e visual semelhantes ao couro, os artigos são isentos de matérias-primas de origem animal e vão ao encontro do consumo consciente e expansão do veganismo.  Os produtos entram no mercado para atender os segmentos de móveis e decoração.

Os revestimentos podem ser aplicados em cadeiras, poltronas, sofás, cabeceiras de cama e outros estofados. “Como possuem alta resistência mecânica, principalmente elevada resistência à abrasão e à hidrólise, os laminados podem ser usados no mobiliário de ambientes residenciais e comerciais, de baixo a alto fluxo de pessoas”, afirma Cícero Mourato Henriques, gestor de produtos da Cipatex®.

pastedGraphic.png

O material foi desenvolvido a partir de parcerias e intensa pesquisa para substituir matérias-primas por substâncias de origem não animal. “Com a composição adequada, conciliamos resistência e estética para oferecer um produto alinhado às necessidades do consumidor cada vez mais exigente, que busca por soluções sustentáveis e inovadoras”, comenta Benedito Luqueta, coordenador de laboratório da Cipatex®. 

Entre as matérias-primas que compõem o sintético vegano está o plastificante originário da soja. O PVC também contém, em peso, 57% de insumo proveniente do sal marinho, um recurso renovável.  Outro aspecto favorável do produto é a composição isenta de metais pesados tóxicos, como bário, presente em laminados comuns. Sua aditivação é baseada em metais como cálcio, potássio, zinco, presentes em fertilizantes agrícolas.

A nova linha também atende a procura crescente por produtos que garantem praticidade na limpeza e higienização. Impermeáveis, os revestimentos podem ser limpos regularmente com pano umedecido em água e sabão neutro, além de possuir resistência ao álcool, contribuindo, assim, para combater a proliferação de vírus e bactérias. 

Maleáveis, os laminados flexíveis de PVC oferecem flexibilidade, o que contribui para um melhor acabamento do estofado no processo de tapeçaria. Para garantir ainda mais toque e aparência de couro, os novos revestimentos ganharam pequenas ranhuras, veios e manchas, dando um aspecto mais natural às peças. A nova linha conta com as gravações Istambul e Ancara e as opções de cores são café, taupe, conhaque, canela, natural, castanho, chocolate e preto.  

pastedGraphic_1.png

O Facto Vegan é o segundo laminado totalmente vegano lançado pela empresa. O setor de calçados, que também é um dos segmentos de atuação da companhia, foi o primeiro a ser atendido por um material livre de aditivos de origem animal. “A Cipatex® foi a primeira empresa a oferecer ao setor calçadista laminado flexível de PVC totalmente vegano. A aceitação do mercado, o aumento de pessoas preocupadas com o bem-estar animal e a ascensão do veganismo impulsionam a empresa a ampliar seu portfólio com versões veganas para outros segmentos”, finaliza Silvio Martins, gerente de marketing da empresa.