Cipatex® intensifica produção de materiais para setor hospitalar

Empresa também passa a produzir laminados voltados a vestuário de profissionais da saúde

A versatilidade, a impermeabilidade e os avanços dos materiais produzidos à base de PVC trouxeram inúmeros benefícios à rotina de hospitais e clínicas. Conforme dados do Instituto do PVC, cerca de 35% dos equipamentos plásticos utilizados na área médica são de policloreto de vinil. As múltiplas aplicações vão além de bolsas de sangue e de soro, sondas e cateteres cardiovasculares. A Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, oferece ao mercado artigos para revestir colchões e travesseiros, cortinas e divisão de leitos. Diante da necessidade de clientes e da demanda emergencial por produtos voltados ao setor, a empresa intensificou a fabricação dos itens e também passou a produzir laminados para vestuários de profissionais da área, como avental e macacão. 

Impermeáveis, os produtos facilitam a rotina de higienização, atendem padrões sanitários e recebem tratamentos e aditivos para minimizar os riscos de contaminação por bactérias presentes em hospitais, clínicas e laboratórios.

Para revestir colchões e travesseiros, a Cipatex® possui a linha Facto Med®, que além da proteção contra bactérias e fungos e da impermeabilização permanente, é termosoldável, o que possibilita a substituição da costura convencional pela solda ultrassônica, reduzindo ainda mais a possibilidade de entrada de líquidos nas peças. Pensando no bem estar dos pacientes, a empresa investiu em um acabamento sedoso e maleável para garantir conforto. “A aplicação do Facto® Med diminui os riscos de contaminação cruzada de fungos e bactérias entre enfermos, proporciona controle de odores, inibe a formação de biofilmes, é mais higiênico e oferece mais comodidade”, reforça Fernando Brandão, químico da Cipatex®. 

Voltada à confecção de cortinas de janelas hospitalares e divisórias de leitos, a linha Lamicel Med de laminados de PVC possui proteção contra bactérias e fungos e retardante de chamas, importante recurso complementar em locais de grande circulação e permanência de pessoas, como hospitais. “Os materiais em PVC também facilitam a limpeza e higienização no próprio local, sem a necessidade de retirar a divisória para lavar, além de oferecer mais privacidade aos pacientes e equipes de saúde e servir de barreira mecânica para evitar possível contaminação”, complementa Cícero Mourato Henriques, gestor de produtos da Cipatex®. 

Ainda para mobiliário do setor da saúde, a empresa conta com produtos Facto Stilo®, destinados a revestimentos de estofados e cadeiras com aspecto e toque de couro. A linha possui retardante de chamas e proteção contra bactérias e fungos, o material também confere alta resistência e durabilidade para ambientes com grande fluxo de pessoas.    

A Cipatex® também investiu na produção de artigos em PVC para vestimentas de profissionais da saúde, adicionando tecnologia às linhas Cilontex® e Cipalan®. “Para atender às solicitações dos clientes e o aumento da procura por materiais voltados aos profissionais da saúde, investimos em pesquisa e tecnologia para ampliar a linha hospitalar e disponibilizar os laminados Cilontex Med e Cipalan Med para confecção de aventais e macacões, essenciais para garantir a segurança dos profissionais”, afirma Henriques. 

Os materiais para vestuário passaram por ensaios descritos em especificação técnica para oferecer proteção, flexibilidade e leveza. Por serem impermeáveis, podem ser lavados com água e sabão. 

De acordo com Silvio Martins, gerente de marketing da Cipatex®, a ampliação do portifólio visa reforçar a presença da empresa no mercado hospitalar, já consolidada com a linha Facto Med®. “As novas opções vão ao encontro das necessidades atuais do setor e com inovação conseguimos atender os principais requisitos do mercado para oferecer confiabilidade e segurança”, finaliza.