Cipatex® lança linha ecológica com tecnologia Vinyl Tech

Material pode ser utilizado na confecção de calçados, acessórios e vestuário

A Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, anuncia o lançamento da linha Ecologic. Desenvolvido com substrato de algodão 100% orgânico — isento de materiais sintetizados, vinil modificado, livre de aditivos de origem animal e produção limpa que valoriza a sustentabilidade do início ao fim, o produto pode ser utilizado na confecção de calçados, bolsas, cintos, carteiras e até vestuário. O novo laminado integra a família de produtos Vinyl Tech, produzida com alta tecnologia e características diferenciadas.

pastedGraphic.png

Segundo Rafael Bonvincine, consultor técnico de desenvolvimento de produto da Cipatex®, entre os principais aspectos da produção da nova linha está a substituição do papel release do processo convencional pelo algodão orgânico. “Em parceria com fornecedores, desenvolvemos uma base para o laminado com a fibra natural na largura necessária para total aproveitamento do substrato, evitando a geração de aparas”. Ele comenta, ainda, que o pó resultante do lixamento da superfície do material retorna ao processo novamente para ser reutilizado.

Entre as vantagens proporcionadas pelo substrato de algodão ao produto final estão a transpirabilidade, a leveza, o conforto e o odor agradável. 

 

Como conta com a tecnologia Vinyl Tech, a nova linha Ecologic tem alta resistência à hidrólise, excelente conformação e desempenho de uso, como flexão e abrasão. Conforme Fernando Brandão, químico da Cipatex®, a durabilidade do material com a tecnologia empregada é quatro vezes superior ao laminado convencional. “O artigo surge como solução para quem procura um produto durável, que não precisa ser descartado de forma precoce devido ao esfarelamento”, complementa.

Com aspecto escovado, o laminado pode ser produzido nas mais variadas tonalidades, de acordo com a demanda do mercado. O material aceita autoclave e hotfix, além de otimizar o processo fabril ao dispensar asperação/limpeza para colagem ou injeção do solado. 

Segundo Silvio Martins, gerente de marketing da Cipatex®, a nova linha Ecologic foi desenvolvida com base em muita pesquisa e focada na responsabilidade ambiental, um dos pilares da empresa. “Oferecer produtos com inovação responsável, com maior vida útil e com aspectos que incentivam o consumo consciente vão ao encontro das ações de sustentabilidade que estão cada vez mais presentes nos processos da companhia. Além disso, o maior valor agregado amplia as oportunidades de mercado e fortalece a marca, trazendo vantagem competitiva”.