Laminado para calçado da Cipatex® muda de cor ao ser exposto à luz solar

Com a proposta de levar tecnologia e inovação ao setor calçadista, a Cipatex® apresenta um laminado que muda de cor ao ser exposto ao sol. O material, a princípio, é branco, mas quando entra em contato com a luz solar ganha cores. As tonalidades reveladas na luminosidade natural são azul e lilás.

 

Tênis com laminado Ibiza na sombra


pastedGraphic.png

Tênis com laminado Ibiza exposto à luz solar

Segundo Robson Barbosa, coordenador de desenvolvimento da Cipatex®, o material possui em sua composição pigmentos fotocrômicos que reagem com a luz do sol, provocando a mudança de branco para outras tonalidades. “A alteração de cor ocorre somente quando exposto à luz solar intensa, momento em que o produto começa a se transformar e atinge os tons azul e lilás”, afirma. Já a iluminação artificial não provoca nenhum efeito no material. 

O laminado foi produzido na gravação Ibiza, em estrutura Coverline de 1,60 mm, e pode ser usado em calçados infantis, femininos e esportivos. O coordenador de desenvolvimento esclarece que o produto precisa ser armazenado em local adequado para não receber luz natural, já que o efeito de mudança de cor tende a perder efeito após cerca de 1.440 minutos em exposição. Por exemplo, se um tênis é fabricado com o material, o ideal é que ele não fique exposto em uma vitrine de loja recebendo a luz solar.

Ao armazenar a bobina com o laminado o cuidado também deve ser o mesmo. Na Cipatex®, o material é embalado com uma proteção de papel de 90 gramas, cobrindo todo o rolo do laminado. Depois recebe, ainda, a embalagem padrão da empresa. 

Para explicar melhor a questão da duração do efeito, o coordenador diz que se a pessoa colocar um tênis com o material e ficar no sol por 10 minutos é esse o tempo de exposição que deve ser levado em conta. Se a pessoa passou depois todo o dia na sombra ou em ambiente fechado, tira-se apenas os 10 minutos do tempo de 1.440 minutos. 

Conforme Silvio Martins, head de marketing da Cipatex®, a proposta é oferecer mais uma opção inovadora aos fabricantes de calçados, principalmente para o setor infantil que é muito dinâmico. “O constante investimento em pesquisa e inovação permite ampliar o nosso portfólio com artigos diferenciados e atrelados às necessidades dos clientes. O segmento infantil é de extrema importância para os nossos negócios, e o laminado Ibiza é uma grande aposta da empresa”, finaliza.