Livro aborda sustentabilidade em couro e calçados

Químico da Cipatex®, professoras universitárias e alunas de mestrado assinam um dos capítulos da obra internacional

 

Publicado pela editora Springer, o livro “Leather and Footwear Sustainability” com o título em português “Sustentabilidade em Couro e Calçados”, de Subramanian Senthilkannan Muthu, conta com a participação de brasileiros em um dos capítulos da obra, que tem como primeira autora Lais Kohan, estudante de mestrado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). 

O químico da Cipatex®, Fernando Brandão, integra a equipe responsável pela produção do capítulo “Brazilian Sustainability Outlook in Footwear Sector”, que também leva a assinatura das professoras Julia Baruque-Ramos, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Heloisa Nazaré dos Santos, da Escola de Design da Universidade de Minas Gerais (UEMG), Cristiane Reis Martins, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da aluna de mestrado de Têxtil e Moda da USP, Palloma Renny Beserra Fernandes. Brandão fala do importante papel do laminado sintético na indústria calçadista brasileira e seus diversos aspectos técnicos e de sustentabilidade.

 

pastedGraphic.png

Com o objetivo de apresentar o panorama da indústria brasileira de calçados e as soluções sustentáveis que vêm sendo realizadas pelo setor, o capítulo é dividido em seis temas principais e aborda, entre outros assuntos, as estratégias utilizadas por empresas para substituir materiais, reduzir resíduos, adotar novos processos produtivos e implantar medidas de reaproveitamento e reciclagem. 

O texto começa com um breve histórico do segmento e sua produção, que atingiu 950 milhões de pares no Brasil em 2019, correspondendo à quarta maior do mundo. Cita também a importância do selo “Origem Sustentável”, desenvolvido pela Assintecal (Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), com o apoio da Apex-Brasil e do Instituto by Brasil (IBB), que certifica empresas brasileiras da cadeia produtiva que incorporam a sustentabilidade em seus processos. 

A utilização e características de componentes como laminados sintéticos (PU e PVC), couro (bovino, caprino e peixe) e tecidos são descritas no decorrer do capítulo, assim como as partes que compõem o produto final. Entre as opções mais sustentáveis apresentadas pelos autores estão as fibras naturais, o couro com novos tratamentos, o látex amazônico e sintéticos livres de matéria-prima de origem animal. O químico da Cipatex® expõe no livro o desenvolvimento de laminado vegano pela empresa, além da tecnologia Vinyl Tech, que proporciona maior vida útil ao calçado, atendendo um consumidor cada vez mais consciente e que busca peças mais duráveis.  

Segundo Lais, o setor de calçados encontra diversas oportunidades e tem grande potencial para produtos e processos verdes sustentáveis. “Apesar dos desafios e da atual conjuntura econômica, a tendência é de avanço nas questões relacionadas à moda sustentável no contexto nacional e internacional”, comenta. 

O e-book “Leather and Footwear Sustainability” faz parte da série “Textile Science and Clothing Technology” (Ciência Têxtil e Tecnologia de Vestuário) e pode ser adquirido no site da editora Springer (www.springer.com/br).

Conforme Silvio Martins, gerente de marketing da Cipatex®, a empresa acredita na sustentabilidade e trata o assunto como uma de suas prioridades, além de apoiar iniciativas que abordam o tema de forma séria e responsável, que permitam, inclusive, a reflexão sobre o futuro das organizações e da sociedade.