Soluções com geomembranas são aliadas do agronegócio em período de estiagem e alta de energia

A seca intensa e o aumento da conta de luz e do gás de cozinha trazem inúmeros prejuízos a diversos setores da economia. No agronegócio, soluções sustentáveis com a utilização de geomembranas têm sido implantadas como alternativa ao fornecimento tradicional de energia elétrica e armazenamento de água. 

A adoção de biodigestores confeccionados com geomembranas de PVC representa vantagens às propriedades rurais. Além de fonte de energia, o equipamento auxilia na redução de impactos ambientais causados, por exemplo, por dejetos de criações de porco e gado. A matéria orgânica gerada pelos animais é direcionada ao biodigestor, que é um equipamento totalmente fechado onde os resíduos entram em um processo de fermentação anaeróbia. Como subproduto surge o biogás, que pode gerar eletricidade e também pode ser utilizado como gás de cozinha. 

pastedGraphic.png

O uso do biogás está em ascensão e pode, inclusive, representar retorno financeiro. Além de garantir a própria eletricidade consumida nas propriedades rurais, em alguns casos, é possível vender o excedente para as empresas de distribuição de energia.

O processo de decomposição de matéria orgânica que ocorre no biodigestor com a ausência de oxigênio também possibilita a geração de biofertilizante, um tipo de adubo natural e sustentável que pode ser usado em lavouras, pastagens e pomares em substituição a fertilizantes químicos e defensivos agrícolas. Com o equipamento, há redução de odores e insetos na propriedade e propagação de doenças.

Tecnologia 

Para que o sistema do biodigestor seja eficiente é necessário que os materiais utilizados em sua composição sejam adequados. Aureovaldo Casari, gerente de agroindústria e mineração da Cipatex®, fabricante de revestimentos sintéticos que produz geomembranas Cipageo®, explica que as mantas apresentam grande alongamento, maleabilidade e flexibilidade, sendo ideais para revestir e cobrir os biodigestores. “Produzidas com resina do PVC e aditivos, as geomembranas possuem protetor UV, antichamas e resistência à pressão gerada pelo gás do biodigestor. A tecnologia empregada nas mantas Cipageo, por exemplo, garantem que elas suportem a alta radiação solar e permitem maior vida útil ao projeto”, destaca.

Como a manta é flexível e maleável, torna-se um ambiente ideal de fermentação e de armazenagem dos gases por um período. A câmara fechada fica com aparência de “balão” à medida que o biogás é produzido e vai ocupando espaço no equipamento, o que faz inflar a cúpula. 

Lagoas, reservatórios e cisternas

A utilização de geomembranas em projetos de armazenamento de água diminui os impactos da estiagem. O material pode ser aplicado na impermeabilização de lagoas artificiais, reservatórios, cisternas e canais de irrigação. Este tipo de tecnologia pode ajudar a garantir água para agricultura, animais e população durante todo o ano, inclusive em período de seca.

pastedGraphic_1.png

Os projetos que servem para captação e conservação da água de chuva ou reuso ganham mais eficiência com mantas de alta performance. Conforme Casari, grande parte do armazenamento de água é consumida naturalmente pelo processo de evaporação e infiltração e para evitar perdas a aplicação de geomembranas surge como solução devido à excelente estanqueidade. “As mantas de PVC inibem o processo de infiltração entre os poros existentes no solo. O Cipageo® aumenta a eficiência de retenção de água”, complementa.

De acordo com Silvio Martins, head de marketing da Cipatex®, as geomembranas podem ser empregadas em diversas superfícies e se adaptam a qualquer tipo de arquitetura e a qualquer tipo de reservatório, seja enterrado, suspenso ou cilíndrico. “Outra vantagem do material é a possibilidade de ser pré-confeccionada em painéis, gerando redução de tempo e custos na instalação”.