ESG Cipatex®

Como nossos produtos e processos ajudam na sustentação deste tripé na parte econômica, social e ambiental?

100%

DOS RESÍDUOS SÃO DESTINADOS

2%

DO FATURAMENTO EM MELHORIAS CONTINUAS RELACIONADOS A RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

REACH

SIGLA EM INGLÊS PARA Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals

1200

mais de 1200 empregos diretos

BANIMENTO DE METAIS PESADOS

EM 2008, ANTES DE QUALQUER LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Custo x Beneficio

Produtos de qualidade para a população

150mi

CONSUMO DE 150 MILHÕES DE GARRAFAS PET RECICLADAS EM FORMA DE MATÉRIA PRIMA

Há 20 anos sendo sustentável

O Grupo Cipatex® desenvolve ações de sustentabilidade há 20 anos, sendo realizadas as seguintes ações, com sua respectiva relação aos 17 objetivos sustentáveis da ONU:

Ações Cipatex®

O Grupo Cipatex® desenvolve ações de sustentabilidade há 20 anos, sendo realizadas as seguintes ações, com sua respectiva relação aos 17 objetivos sustentáveis da ONU:

Projeto Pequenas Damas, da cidade de Arapongas, importante polo moveleiro e sede de vários clientes da Cipatex, esse projeto, que tem mais de 30 anos, tem como objetivo estimular crianças e adolescentes do sexo feminino, com idade de 07 a 11 anos, no desenvolvimento de habilidades e práticas voltadas ao universo cultural, lúdico e artístico, através de Oficinas Gratuitas de : Música Instrumental, , Canto Coral, Dança e Literatura Criativa. Esse projeto é focado em alunas da rede pública e comunidade em geral.

Projeto Igrejinha Vivendo a Cultura, localizado na cidade de Igrejinha, região de importante polo calçadista e de onde temos vários clientes. Esse é um projeto de preservação, resgate e valorização da cultura germânica trazida pelos imigrantes. O projeto prevê a apresentação de Bandas Típicas Alemãs Instrumental, Bandas e Orquestras Típicas Alemãs, Grupos Folclóricos de Dança, entre outros atrativos culturais.

Projeto Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB), que tem o objetivo de se tornar uma Orquestra permanente, focada em fortalecer os laços entre a comunidade e a universidade. As aulas serão inteiramente gratuitas e poderão participar desde estudantes, professores, assim como a comunidade em geral. Existe previsão no futuro em estabelecer um polo aqui na cidade de Cerquilho. Importante reforçar que Botucatu também é uma cidade com vários clientes da nossa empresa.

Projeto Hospitalhaços, que atendem mais de 32 hospitais e santa casas, entre elas a de Cerquilho, Tietê, Laranjal Paulista, Porto Feliz e outras tantas. Esse projeto se iniciou em 1999, e promove a humanização hospitalar por meio de artes cênicas, jogos e brincadeiras, contação de história e música, capacitando e formando mais de 450 voluntários, beneficiando atualmente mais de 240.000 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais da área da saúde.

Projeto Instituto Ingo Hoffman, que leva o nome do piloto Ingo Hoffman, um dos grandes ídolos do automobilismo nacional. Fundado em 2005, o instituto tem a missão de oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças em tratamento do câncer e suas respectivas famílias. Em parceria com o Hospital Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial em tratamento do câncer infantil, o Instituto proporciona todo o suporte necessário para as crianças, com acompanhamento individual, além de oferecer espaço que além da moradia, inclui ampla área de interação. São mais de 30 chalés oferecidos para os familiares e as crianças doentes, enquanto aguardam o tratamento.

Projeto Judô e Inclusão, do Instituto Olga Kós, que tem como objetivo incluir pessoas com ou sem deficiência intelectual, em situação de vulnerabilidade social, por meio do esporte (oficinas de Judô).

• A Cipatex® cumpre toda a legislação pertinente e as matérias-primas cumprem os regulamentos da Tabela Reach;

• A Cipatex® realiza a engenharia reversa dos resíduos e, reaproveitando-o internamente, a Cipatex® contribui para a redução do consumo de matéria-prima virgem;

• Com o processo em circuito fechado e conscientização dos colaboradores, temos uma economia de 50% com o reaproveitamento de água;

• 100% dos resíduos gerados pelas unidades que compõem o Grupo Cipatex®, líquidos ou sólidos, são separados, tratados e encaminhados para reciclagem interna, externa ou destinação adequada. Nada é descartado;

• Cipatex® utiliza matérias-primas de fontes renováveis, vegetais e à base de água, tornando nosso produto sustentável e vegano;

• Uma parte importante de todos os suportes usados ​​em nosso processo de fabricação são produzidos a partir de fibras PET recicladas;

• Os laminados sintéticos à base de PVC são 100% recicláveis;

• A Cipatex® investe cerca de 2% da receita na melhoria contínua de processos relacionados à responsabilidade socioambiental, novas tecnologias renováveis, entre outros;

• A Cipatex® realiza o controle de pragas em 100% da localidade, para a proteção de nossos colaboradores e para evitar a terceirização de vetores;

• Existe contenção nos sites de negócios para que não haja externalização em caso de derramamento acidental;

• Nossos colaboradores são protegidos por equipamentos de proteção individual e coletiva, por meio de equipamentos destinados a manter um ambiente saudável;

• Faz parte da estratégia do Grupo Cipatex® ser uma empresa certificada ISO 14001 nos próximos 5 anos.

• SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente, onde abordamos assuntos relacionados a saúde, segurança e meio ambiente.

• Jornada Educacional - Participa da organização do evento junto com a prefeitura. Esse evento é voltado para os estudantes do município, onde conta com a presença de faculdades que explicam sobre os cursos disponíveis e empresas apresentando o mercado de trabalho.

• Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) -  A empresa realiza campanha de conscientização e realiza a compra de vacinas por um valor mais acessível para os funcionários e disponibiliza em parceria com a prefeitura a aplicação das vacinas.

• Outubro Rosa - Ação interna na empresa, para conscientização sobre a importância do autoexame como prevenção ao câncer de mama. Em 2019 realizou palestra em parceria com plano médico. Em 2020 devido a pandemia, não ocorreu a palestra.

• Novembro Azul - Ação interna na empresa, para conscientização sobre o câncer de prostáta. Sendo realizado pela empresa o exame de sangue (PSA) nos colaboradores acima de 45 anos. Em 2019 realizou palestras na empresa, com médico Urologista, esse ano devido a pandemia, foi divulgado um vídeo, feito por especialista, abordando o tema Novembro Azul.

• Campanha Natal Sem Fome - Nessa Campanha os colaboradores são convidados a participarem na doação de alimentos para famílias carentes da comunidade.

• Campanha do Agasalho - Campanha realizada junto com a prefeitura da cidade. Os colaboradores doam agasalhos, e estes são distribuídos pelo serviço social da prefeitura às famílias carentes.

• Festa do Dia das Crianças - Festa oferecida pela empresa, aos seus colaboradores e dependentes. O evento conta com brincadeiras e brinquedos infantis, como pula-pula, cama elástica, desenho artístico, e comes e bebes.

• Projeto Guri - Patrocínio. Projeto Guri é um programa sociocultural brasileiro que oferece cursos gratuitos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas, etc..

• Instituto Olga Kós - Patrocínio no projeto Karatê e Taekwondo para atender crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.

• Semana da Saúde Bucal - Evento voltado para os colaboradores sócios e não sócios do Grêmio Recreativo Cipatex®. Os colaboradores e seus dependentes, realizam agendamentos durante a semana no consultório odontológico do grêmio e recebem avaliação e limpeza gratuitamente.

• Dia das mulheres - A empresa realiza homenagem as colaboradoras da empresa. Cada ano é feito de maneiras diferentes, como por exemplo, entrega de rosas, entrega de bombons, palestras etc..

• Semana de qualidade de vida - Durante a semana da qualidade de vida, são abordados temas importantes sobre a qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos, estresse, diabetes, colesterol, etc. É realizado uma triagem para identificar colaboradores hipertensos, diabéticos, obesos, e assim realizarmos indicações para acompanhamento médico.

• Projeto Panela Velha - Projeto realizado em 2018, com o intuito de ajudar a RECERQ (Cooperativa de reciclagem de Cerquilho), a empresa junto com a prefeitura, organizou uma "competição entre as escolas" para arrecadação de panelas de alumínio. Durante a competição, foram realizadas palestras nas escolas, abordando a importância da reciclagem. Todo alumínio arrecadado foi doado a RECERQ. A ideia do projeto, surgiu de uma colaboradora da Cipatex®.

Como está o desempenho da Cipatex® em seus objetivos?

Veja em cada área qual o empenho da Cipatex® com projetos, frentes e ações

ODS Cipatex®