Cases de Inovação

Selecione nossos cases:

A essência do S-Beam é um núcleo com propriedades específicas, que torna os composites metálicos realidade.

Produzido em processo contínuo, o núcleo do S-Beam é de baixa densidade, incompressível, curável com calor e colável com chapas metálicas. Também é compatível com os processos e layouts tradicionais de montadoras automotivas, adesivos, selantes e sistemas de pintura.

Sua fórmula pode ser ajustada para melhor atender diferentes aplicações, combinando metais ou outros substratos como fibra de vidro e fibra de carbono.

Na pesquisa e desenvolvimento da Cipatex, nós estamos motivados a contribuir para um mundo melhor, por isso, continuamente pesquisamos por inovações que possam resultar numa utilização mais eficiente e sustentável de nossos produtos e tecnologias.

Conceito S-Beam

O S-Beam (Fig. 1) é um sanduíche composto por um núcleo sintético (A) revestido por chapas metálicas (C) acopladas através de um adesivo curável com calor (B).

Durante a operação de estampagem (Fig. 2), o S-Beam molda facilmente, pois suas chapas metálicas são finas e deslizam sobre o adesivo ainda líquido. Após exposição ao calor na estufa do E-coat (Fig. 3), o S-Beam cura e adquire a condição de sanduíche estrutural, transformando esforço de flexão em forças de tração/compressão desenvolvidas sobre a extensão das superfícies. Essa configuração aumenta a rigidez significativamente.

Teste de Flexão:

O núcleo incompressível do S-Beam mantém integridade dimensional até colapsar sobre a região de aplicação da força (fig 4).

 

Vantagens do S-Beam

Estamparia

Fácil de estampar e cortar. O substrato metálico total representa menos da metade do que se fosse uma única chapa.

Funilaria

Colável com adesivo estrutural automotivo standard. Compatível com operações de “hem flanging”, também aceita pré-cura por indução.

Pré-tratamento / E-Coat

Compatível com processos spray e imersão. O próprio núcleo do S-Beam protege o lado interno das chapas metálicas contra corrosão.

Estufa do e-coat

O S-Beam pode ser formulado para alta ou baixa cura. Durante o ciclo de cura do E-coat, o S-Beam atinge alta resistência.

Teste do S-Beam

Descrição CRS 1.2 mm S-Beam
Núcleo 2 mm + CRS 0,25 mm X 2
Estampabilidade Boa Muito boa (antes da cura)
Resistência à flexão 38,24 N Atingiu o limite de escoamento em toda extensão do corpo de prova 44,42 N (após cura) O S-Beam somente falhou no centro da aplicação da força, o restante do corpo de prova preservou sua integridade dimensional.
Peso (kg/m²) 9,448 4,786
Reciclabilidade Sim Sim
Tratamento anticorrosão Fosfato e E-Coat Fosfato e E-Coat O lado interno das chapas é protegido por epoxi
Soldabilidade Sim Não O S-Beam é recomendado para portas, capôs, tampas de porta-malas e outras aplicações que utilizem adesivo estrutural na montagem.
Condutividade térmica e acústica Alta Baixa

Pamphlet

Cipatex S-Beam, a new technology of metal sheet for external panels, that reduces weight by 50%

S-Beam is the latest technology developed by Cipatex to improve efficiency for a sustainable mobility.

S-Beam (S- means Sheet) is an easy to stamp metallic sandwich,composed by a heat curable core(B) skinned with metal sheets (A).

 

S-Beam provides same stiffness and resistance to flexion than standard metal sheet, with half a weight. Made in aluminum or steel, S-Beam is bondable, recyclable and fully compatible with same traditional OEMs process, materials and layouts.

Fale com a equipe de inovação:
[email protected]