Social

Responsabilidade social

A Cipatex® acredita que tem como responsabilidade contribuir com o bem-estar de seus colaboradores e com a sociedade onde suas plantas estão inseridas. Para isso, o conceito de responsabilidade social se faz cada vez mais presente nas atitudes e nos compromissos assumidos pela empresa.

Valores como ética, respeito e cidadania norteiam as ações que visam a melhoria da qualidade de vida, inclusão social, elevação da educação e cultura, consciência ecológica, saúde, esporte e lazer tanto da corporação como das comunidades.

Baseado nesses compromissos e sempre com uma visão empreendedora, a Cipatex® busca o desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida para todos os seus públicos.

Gestão de pessoas

Para a Cipatex®, os colaboradores são o maior patrimônio da organização. A política de recursos humanos incentiva os talentos internos, além de oferecer a oportunidade para descobrir novos potenciais dentro da própria empresa e manter a equipe motivada por meio do desenvolvimento pessoal e reconhecimento profissional.

Com base nesses conceitos, a Cipatex® desenvolveu a seguinte política de recursos humanos:

1. Contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho, focando uma maior sinergia organizacional.

2. Estar sempre atento às necessidades de mudanças, analisando constantemente o ambiente interno e também o externo.

3. Buscar o aumento da curva de aprendizado por meio do desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, através das necessidades internas e dos desafios externos.

4. Estabelecer uma política de remuneração competitiva e coerente com os objetivos da organização.

5. Viabilizar e implementar programas que tenham como foco o fortalecimento da cultura de gestão de resultados.

Responsabilidade ambiental

A Cipatex® ao longo de sua história mantém suas atividades com foco na proteção ao meio ambiente. Mesmo antes da implantação da Política Ambiental, divulgada em 2002, a empresa já buscava aprimorar as técnicas de produção com a utilização mínima de recursos naturais.

A melhoria contínua sempre foi uma marca da Cipatex® e, por isso, em todas as plantas os processos são baseados na sustentabilidade, com ações ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. O uso correto dos recursos naturais, os descartes produtivos e o encaminhamento adequado desses insumos fizeram da Cipatex® um modelo padrão de atuação dentro das práticas produtivas mais limpas.

É por isso que a Cipatex® reafirma que em todos os seus procedimentos e plantas atua com as melhores práticas de produção, aliadas às atividades econômicas e ambientais, sempre comprometida com a atuação social, responsável, cidadã e transparente.

Origem Sustentável

A Cipatex® é a primeira empresa a receber a certificação Ouro do Programa Origem Sustentável. O selo é fornecido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Universidade de São Paulo (USP) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A certificação tem como métrica as escalas Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante e atesta as empresas brasileiras que incorporaram a sustentabilidade em seus processos, tendo sido atribuída às empresas com base em 52 diferentes critérios, agrupados em quatro pilares: cultural, ambiental, social e econômico. Atualmente, 100% dos resíduos gerados pelas empresas que integram o Grupo Cipatex®, sejam líquidos ou sólidos, são triados, tratados e encaminhados para a reciclagem ou para destinação correta. Nada é descartado e toda a renda obtida originada da destinação dos resíduos é aplicada na melhoria contínua dos processos produtivos relacionados às questões ambientais, como compra de novos filtros, novas tecnologias renováveis entre outras.

A Cipatex® conta com a certificação ISO 9001 e se prepara para certificar-se à ISO 14001. Ao longo de seus mais de 50 anos de existência, passou por ampliações frequentes, aumentou sua produção, sua linha de produtos e reduziu proporcionalmente os resíduos gerados por meio de diversas ações. Além de atuar com foco na preservação ambiental, a Cipatex® também desenvolve ações de responsabilidade social. Por meio de parcerias, escolas e universidades de comunidades próximas às suas unidades utilizam resíduos fornecidos pela empresa para produzir trabalhos artísticos, como tapeçarias, árvores de Natal, entre outros.

Com o Programa Origem Sustentável, a Abicalçados e a Assintecal pretendem que fabricantes de calçados e de componentes tenham um maior engajamento às questões de sustentabilidade, o que resultará na ampliação das oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis. Outro benefício proporcionado pelo selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade, como SAC, Biocalce, DOW Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa, entre outras.