Cipatex conquista selo Diamante do programa Origem Sustentável

Empresa recebe certificação de nível máximo

A Cipatex® acaba de conquistar o selo Diamante do programa Origem Sustentável. A certificação é a única de ESG (Environmental, Social and Governance) e sustentabilidade do mundo voltada para a cadeia calçadista. O certificado foi entregue à empresa durante a 28ª edição do Inspiramais – Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade em Materiais, em Porto Alegre (RS).

A sustentabilidade nos pilares ambiental, econômico, social e cultural levou a Cipatex® a alcançar a certificação máxima do programa, com mais de 80% dos indicadores contemplados. A empresa passou pelo processo de auditoria de três dias com tranquilidade e demonstrou evolução em vários requisitos para avançar do nível Ouro para Diamante. “Conquistar o nível mais elevado da certificação é motivo de muito orgulho e uma confirmação de que estamos no caminho certo, reforçando o nosso compromisso com a gestão sustentável”, comemora William Marcelo Nicolau, diretor-presidente da Cipatex®. 

pastedGraphic.png

Conforme Sara Trevisani, coordenadora de Segurança e Meio Ambiente da empresa, há mais de 20 anos o conceito da sustentabilidade conduz os processos e negócios da Cipatex®, visando integrar meio ambiente e crescimento, inovação e uso racional dos recursos, produtividade e capacitação contínua e bem-estar dos colaboradores. “Nos últimos anos, intensificamos ainda mais as práticas sustentáveis, o que possibilitou à empresa atender os indicadores do selo e a dar passos importantes na estratégia ESG”, destaca.

Na Cipatex®, têm sido implantados processos mais eficientes do ponto de vista de consumo energético, tendo como um dos principais objetivos a redução de desperdícios. A escolha de matérias-primas mais sustentáveis, que geram menos impacto ao meio ambiente, o descarte adequado de resíduos industriais, o desenvolvimento de produtos ecoeficientes e a conscientização contínua dos colaboradores fazem parte das operações e do dia a dia da empresa. 

Entre as práticas também estão a reutilização da água nas operações, o processo interno de engenharia reversa, onde as sobras de PVC são utilizadas como matéria-prima substituta, além da utilização de fibras de PET recicladas em substratos de diversos produtos desenvolvidos pela empresa. 

Criado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a certificação do programa Origem Sustentável conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%). Em 2013, quando o programa Origem Sustentável foi criado, a Cipatex® foi a primeira a conquistar o selo Ouro.