Cipatex® vence duas categorias do Prêmio Primus Inter Pares

Cases que envolvem economia circular e inovação aberta foram contemplados

A Cipatex® venceu duas categorias do Prêmio Primus Inter Pares 2024, considerado   o principal para a indústria de base da cadeia coureiro-calçadista no Brasil. Promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), a premiação ocorreu na última segunda-feira (11), em Novo Hamburgo/RS.  

Durante o evento, a empresa foi representada pelo diretor-presidente, William Marcelo Nicolau, pelo gerente comercial, Danilo Delafiori, e pelo gerente de produto e marketing, Rafael Bonvicine.

pastedGraphic.png

Danilo Delafiori, William Marcelo Nicolau e Rafael Bonvicine

Com o case “Engenharia reversa como estratégia para avançar na sustentabilidade”, a Cipatex® conquistou o troféu na categoria Origem Sustentável – subcategoria Ambiental. O projeto premiado envolve os avanços da economia circular na corporação, onde as sobras do processo produtivo são direcionadas para reutilização interna e externa. “A experiência positiva ao longo de mais de 15 anos com o envio de resíduos sólidos para reuso por agentes externos nos levou a encontrar soluções para reinserir as aparas também na própria empresa. A implementação interna da engenharia reversa de resíduos gerou impactos positivos e a cada ano vem ganhando força com a incorporação de sobras recuperadas em diversos produtos da empresa”, explica Sara Trevisani, coordenadora de Segurança e Meio Ambiente da Cipatex®. 

Na premiação, a companhia também foi destaque em Inovação Tecnológica – subcategoria Inovação Aberta. A Cipatex® garantiu o título com o case “Unindo forças: parcerias estratégicas no desenvolvimento de produtos sustentáveis”. “Tínhamos o desafio de desenvolver um substrato têxtil para ser utilizado na nossa linha de laminados voltada ao mercado de calçados que garantisse sua sustentabilidade em todo o processo, de ponta a ponta. O objetivo só foi alcançado por meio da inovação aberta, ao contar com a cooperação de expertises distintas e com o comprometimento da equipe para obter sucesso e chegar a um produto final com visual bonito e aderente à sua finalidade”, destaca Suelen Cristina Santos Oliveira, gestora de Inovação da Cipatex®.