Geomembranas utilizadas na recuperação de cisternas garantem acesso à água no semiárido

Grande parte das cisternas de placas de alvenaria instaladas no semiárido brasileiro para captar e armazenar água da chuva tem apresentado ineficiência devido a fissuras, trincas e deformidades nas paredes e no fundo. Para solucionar o problema, projetos de recuperação dos reservatórios têm utilizado geomembranas de PVC para revestir a parte interna dos equipamentos, garantindo de volta à população o acesso à água. 

Com o passar do tempo, as cisternas construídas de alvenaria tendem a se deteriorar, o que leva à baixa retenção da água armazenada ou contaminação da mesma. A aplicação de geomembranas, que são mantas flexíveis atóxicas e de alta tecnologia, evita vazamentos e infiltrações, confere um armazenamento adequado da água e a qualidade da mesma. 

pastedGraphic.png

Geomembranas Cipageo

Conforme Aureovaldo Casari, gerente de negócios da Cipatex®, empresa fabricante de geomembranas Cipageo®, as mantas de PVC têm sido amplamente utilizadas na revitalização de cisternas devido a diversos fatores, que vão além da estanqueidade e impermeabilização. “Por ser maleável e flexível, o material pode ser transportado com facilidade. A praticidade e a rapidez de instalação são outras vantagens que tornam as geomembranas soluções ideais para este tipo de projeto”, afirma.   

Casari comenta que a restauração dos equipamentos é uma alternativa eficiente e sustentável, já que a estrutura de concreto construída pode ser reaproveitada ao receber o revestimento. Ele explica que bolsões são confeccionados sob medida por meio de solda de alta frequência com as geomembranas para que possam ser instalados nos reservatórios. “É uma solução rápida e segura que minimiza os problemas relacionados à escassez da água e traz mais qualidade de vida à população que sofre com a seca”, complementa.

Entre as iniciativas para recuperar reservatórios no semiárido está o projeto “Liner para Cisternas”. A ação envolveu diversas empresas e a Cipatex® foi uma delas. A companhia aderiu ao projeto com o fornecimento de geomembranas Cipageo® para revestir dezenas de equipamentos.