O Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças. A data também é um momento oportuno para refletir sobre a segurança de pacientes e reconhecer tecnologias que visam melhorar a qualidade do atendimento médico e reduzir riscos em ambiente hospitalar, como infecções causadas por vírus, bactérias e fungos, por exemplo.
Entre os aliados no combate às contaminações estão os revestimentos da linha Facto Med da Cipatex®, desenvolvidos especialmente para colchões, travesseiros e mobiliário estofado de hospitais, clinicas e laboratórios. Os materiais contam com tecnologia avançada e proteção adicional contra a proliferação de microrganismos. Eles são projetados para criar uma barreira que dificulta a propagação de infecções, contribuindo para que os pacientes tenham acesso a um ambiente de tratamento mais seguro.
A ação antibacteriana da linha Facto Med apresenta eficácia contra bactérias gram-positivas, gram-negativas e fungos. Possui ação antibacteriana contínua, mesmo durante o uso, o que garante proteção durável por toda a vida útil do revestimento, além de ser muito mais higiênico por ser impermeável.
"A utilização de revestimentos Facto Med reduz o risco de contaminação cruzada entre pacientes, controla odores, inibe a formação de biofilmes e possui uma superfície que facilita a higienização, o que auxilia na manutenção de condições assépticas nos hospitais”, complementa Fernando Brandão, químico da Cipatex®.
Brandão também comenta que o material proporciona grande resistência e durabilidade frente aos processos de higienização hospitalar utilizados, além de ter toque suave, maleabilidade e elasticidade que conferem conforto e segurança ao usuário.